Este Edu-blog é o espaço virtual reservado para a publicação de assuntos porpostos pela disciplina Fundamentos da Computação para o curso de Sistemas de Informação, do DCOMP - Departamento de Computação, UFS - Universidade Federal de Sergipe, Brasil.
quinta-feira, 28 de julho de 2016
Ótimo programador, péssimo codificador. Afinal, qual a diferença?
É muito comum associar programação com codificação, porem, apesar de estarem ligadas, elas são bem distintas. Programação está mais ligada a criação de algoritimos para a resolução de problemas computacionais, já a codificação é o "simples" ato de escrever um código-fonte em uma dada linguagem de programação. Complicado? Vamos mais devagar.
Antes de ir um pouco mais a fundo nessas duas areas, vamos entender o que é um algoritimo.
Algoritmo é uma sequencia de regras que devem ser executadas para a obtenção de um dado resultado. Uma analogia muito comum é associa-lo a uma receita culinária (como feito neste post).
Programação é a construção de algoritmos para a solução de problemas computacionais, matematicos e etc.
Codificação é o ato de escrever um código (código-fonte) em uma dada linguagem de programação (C, Java, Pascal).
Ou seja, o programador é a pessoa que busca uma forma de solucionar um dado problema e escrever essa solução em forma de algoritmo. Este algoritmo será transformado em código-fonte pelo codificador, para então ser executador pelo computador.
Então, uma pessoa pode ser um ótimo programador - consegue solucionar problemas complexos - mas um péssimo codoficador - não tem domínio da linguagem de programação, e vice-versa
Não esqueça de deixar seu comentário! Ele é muito importante.
Veja também nosso post "O que é linguagem de programação?"
Fontes usadas para essa publicação:
Blog: Engenharia de Algoritmo
Wikipédia - Algoritmo
segunda-feira, 18 de julho de 2016
O que é linguagem de programação?
O computador é uma super calculadora, capaz de fazer cálculos muito mais rápido que nós, mas para que ele saiba exatamente o que fazer, devemos passar instruções detalhadas a ele, da forma que ele entende: Código binário.
Quando sua mãe vai fazer uma receita de bolo, ela segue uma sequência de ações para obter o melhor resultado final e, quanto mais preciso for a execução desse passo-a-passo, melhor ficará o bolo. Agora imagine que o computador faça a mesma coisa, mas no lugar de uma receita, temos os programas, e no lugar do bolo temos a ação que esperamos deste dado programa.
Porém, assim como sua mãe só vai entender uma receita em um idioma que ela domine, o computador só entenderá comandos em código binário, e é ai que entra a linguagem de programação.
O programador escreve o código-fonte, que seria como a receita, em uma determinada linguagem de programação, e então os chamados compiladores transformam esse codigo-fonte em código binário, para que assim possa ser lido e executado pelo computador.
A linguagem de programação, então, seria como o idioma que você deve usar para escrever os códigos-fonte, que serão transformados em código binário, que será lido pelo computador.
A linguagem de programação é a base de todo esse processo, e existem diferentes linguagens para diferentes focos.
Neste link você poderá dar o pontapé no aprendizado da programação.
quinta-feira, 14 de julho de 2016
Bem vindo ao edu-blog do GT4 2016 !!
Este edu-blog tem como objetivo a publicação de artigos, imagens, links e tudo que for possível acerca dos temas:
-
Codificação e Paradigmas de Linguagens de Programação
- Evolução
da Web (1.0 a 4.0): Web Social, Semântica [Ontologias, OWL, XML], Mobilidade,
Localização e Conectividade
- Dados
Abertos (Open Database)
Sinta-se livre para comentar e aguarde as pŕoximas postagens! :D
Assinar:
Postagens (Atom)